sexta-feira, 3 de junho de 2016

Dana Cohen utiliza resíduos têxteis para sua coleção de moda sustentável

A talentosa estilista Dana Cohen para sua coleção de formatura na Shankar College of Engineering and Design em Israel, criou a coleção de moda sustentável “Worn Again“, feita através de upcycled de tecidos velhos. Dana Cohen transformou resíduos têxteis em verdadeiras obras de arte vestíveis, mostrando que a beleza pode ser criada a partir de algo descartado.

Sua linda coleção de vestidos foram feitos através da reciclagem mecânica de roupas velhas que depois de trituradas numa máquina de reciclagem mecânica se transformaram num feltro que depois foi prensado, misturando vários fibras de tecido colorido. Blusas usadas se transformaram em fibras para criar novos tecidos utilizando processos têxteis diferentes. Malhas tricotadas foram integradas ao novo tecido reciclado, mostrando a transformação e união entre os resíduos do tecido antigo com o novo tecido para criar roupas modernas e super estilosas.

Tendo um controle total sobre a criação dos tecidos, a estilista pode criar listras e misturas de fibras coloridas que criaram um impacto visual fantástico.  Originalmente inspirada por uma pintura do artista pop Jackson Pollock, ela decidiu que cada combinação de cores de suas roupas faria referência a uma de suas pinturas, cuja técnica de gotejamento de tinta sobre tela inspirou Dana Cohen, que buscou criar uma semelhança nas texturas aleatórias que foram criados durante o processo têxtil. 

Ganhadora do Prêmio Fini Leitersdorf Excellence Award por criatividade e originalidade em Moda, e o Rozen Award for Design and Sustainable Technologies em 2015, Dana Cohen agora está focada em como poderia encontrar maneiras dos tecidos feitos de resíduos têxteis reciclados serem incorporados na produção em massa. Considerando-se que cerca de 17.000 toneladas de tecidos são jogados fora a cada ano em Israel, a reutilização dos resíduos como recursos, poderia aliviar o enorme fardo que a indústria da moda impõe ao meio ambiente.
Dana Cohen utiliza resíduos têxteis para sua coleção de moda sustentável stylo urbano-1

De acordo com a estilista, “Eu encontrei uma maneira de criar um novo ciclo de vida para as malhas usadas, picotando-as e unindo as fibras obtidas para criar novos tecidos. Eu gosto da ideia de que a cor original dos tecidos reciclados consistem de muitas malhas diferentes, cada uma com sua própria história. Depois eu tricoto novas malhas e as integro ao novo tecido reciclado, unido o antigo ao novo para criar peças únicas.”

O trabalho de Dana Cohen também representa a influência do nosso passado em nosso presente. “Cada peça simboliza a possibilidade de criar beleza a partir de algo que pensávamos que já tinha terminado“.  Esses são os estilistas de vanguarda, que desenvolvem novas maneiras de criar tecidos e roupas com materiais descartados pela própria efemeridade da indústria da moda.

Dana Cohen utiliza resíduos têxteis para sua coleção de moda sustentável stylo urbano-2

2 comentários:

Unknown disse...

É incrível o que a criatividade e a força de vontade fazem. Com certeza não foi nada fácil chegar nesse resultado.

gadahquiggins disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.