sexta-feira, 22 de maio de 2015

Designer transforma resíduos que iriam para o lixo em joias luxuosas

silvia-ecod.jpg
Silvia Blumberg se notabiliza por transformar lixo em luxo

Arte, design e moda são palavras que se complementam. Se no século passado somente as joias com metais preciosos eram valorizadas, o mesmo não pode-se dizer sobre o século 21, onde artistas contemporâneos estão sempre em busca de novas maneiras de instigar o consumidor e transmitir novos valores por meio de materiais e técnicas inovadores.

Esse é o caso da designer de joias Silvia Blumberg, que realiza um trabalho baseado em tudo o que vivenciou quando trabalhava como assistente social. Capaz de transformar lixo em luxo, a profissional tem um trabalho que chama a atenção: o uso de materiais não-convencionais, aliados à prata, ao ouro e às pedras preciosas para dar vida às suas joias. Pó de madeira, papel, cimento são apenas alguns dos itens que a artista utiliza em suas criações.

Curvas, ângulos, formas, caminhos e pedras incrustadas fazem a diferença em suas coleções desenvolvidas com materiais ecologicamente corretos e bastante inusitados
O seu trabalho com foco na sustentabilidade teve início em 2008, quando Santa Catarina sofreu com as enchentes que castigaram a região. Nessa época teve um insight e percebeu que deveria rumar para o lado da ecologia. Começou então a estudar sobre as causas e sobre legislação urbanística. A partir desse fato passou a introduzir materiais que seriam descartados em suas criações.

Resíduos
Primeiro vieram os resíduos da construção civil. Logo, Silvia passou a visualizar outras possibilidades, além de receber sugestões de pessoas que trabalham com transformação dos resíduos em materiais como pastilhas de bagaço de cana, asas de besouros, chifres, papel e muitos outros. A própria prata que utiliza na criação de suas joias é fruto de reciclagem de radiografias.

As joias desenhadas por Silvia não lembram em nada produtos artesanais, pois possuem um design arrojado, contemporâneo e elegante. Curvas, ângulos, formas, caminhos e pedras incrustadas fazem a diferença em suas coleções desenvolvidas com materiais ecologicamente corretos e bastante inusitados, tais como: anéis com detalhes em cimento tingido, brincos coloridos por sumos de vegetais e braceletes com areia da praia.

Nenhum comentário: