quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Empresa de SC fabrica camiseta com 100 metros de comprimento com tecido feito de garrafa PET

Objetivo é entrar para Guiness Book e arrecadar recursos para Rede Feminina de Combate ao Câncer

Empresa de Navegantes fabrica camiseta com 100 metros de comprimento Marcos Porto/Agencia RBS
Uma empresa de Navegantes pretende entrar para o Guiness Book, o livro do recordes, por fazer a maior camiseta ecológica do mundo. Nesta quinta-feira, a Equilibrios, responsável pela confecção, apresentou parte da peça, que terá 100 metros comprimento — três vezes maior que o Cristo Redentor (veja mais abaixo). O modelo ficará pronto no dia 11 de outubro, quando será exposto à comunidade.

A camiseta gigante será rosa, em alusão ao Outubro Rosa — campanha mundial para conscientização contra o câncer de mama — e a iniciativa vai arrecadar recursos para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama (RFCC). Para confecção do tecido foram usadas 30 mil garrafas pet e 85 rolos de malha. A produção envolve 80 pessoas direta e indiretamente. Ao final, o modelo terá 13,5 mil metros quadrados.


O evento de reconhecimento do recorde contará com a presença de um juiz oficial do Guiness Book vindo Londres. A camiseta será hasteada com ajuda de dois guindastes e cerca de 2 mil metros de cordas, também feitas com garrafas pet. Depois de certificada, a peça vai se transformar em 10 mil camisetas, que serão vendidas pela empresa ao custo de R$ 25 (primeiro lote). Do total arrecadado, 40% será destinado a RFCC — 2% irão para as esferas nacional e estadual do movimento e o restante para a municipal.

A presidente nacional da Rede Feminina, Aglaê Nazário de Oliveira, conta que para a entidade a ação é importante tanto pela ajuda como pela divulgação do trabalho desenvolvido.

— Para nós, que sobrevivemos de doações, é muito importante para dar continuidade aos atendimentos. Ficamos orgulhosas de ser convidadas para essa ação, isso traz credibilidade ao nosso trabalho — afirma.

A Rede Feminina atua principalmente na prevenção do câncer de colo de útero e de mama. A entidade oferece exames, banco de perucas e atendimentos com psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta, entre outros profissionais.

Ação social e ambiental

A camiseta gigante está 80% concluída, faltando apenas acabamentos. No próximos dias, a empresa vai transferir os trabalhos para outro galpão, onde tenha mais espaço para acertar detalhes. O diretor da Equilibrios, Rogério Tomaz Corrêa, explica que além de apoiar uma causa social e defender ações ambientais, a ação irá comemorar os 20 anos de atuação da fábrica.

Comparando

- A camiseta vai ultrapassar a altura de um prédio de 33 andares
- Será três vezes maior que o Cristo Redentor
- Pode cobrir mais de três campos de futebol oficiais
- Será mais alta que a Estátua da Liberdade dos Estados Unidos
- Terá altura equivalente a 63 carros populares empilhados
- 25 motos entrariam lado a lado apenas na gola da peça

A camiseta gigante

Para a confecção da peça gigante foram necessárias cerca de 30 mil garrafas pets, 85 rolos de malha fabricados especialmente para a camiseta e uma numerosa equipe envolvida na produção, entre costureiras, engenheiros e especialistas na área têxtil. A maior tinturaria das Américas, Tinturaria Florisa, localizada na cidade de Brusque (SC) foi a responsável pela coloração da malha.

Também foram utilizados cerca de 2 mil metros de cordas (também produzidas de garrafas pets) que serão utilizadas para a estabilização no dia do hasteamento por dois guindastes de grande porte. A parceira da Pré-metal estruturas metálicas, empresa com 15 anos de experiência, situada em Guaramirim (SC), forneceu a estrutura metálica que sustentará a peça gigante. Toda a malha chegará aos incríveis 13.500², o que daria para cobrir mais de três campos de futebol oficiais. Além de promover a consciência ecológica e a preservação do meio ambiente, a ação arrecadará recursos para a RFCC e irá enaltecer o tradicional "Outubro Rosa".

Nenhum comentário: